segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

CONFERENCIA ESTADUAL - DIA UM

RELATÓRIO PESSOAL DE FÁBIO ELIONAR
Chegamos no Palácio Capanema às 10h30min. Na kombi da prefeitura viemos eu, Felipe 'Caetano', Roriz, Graça, Elisete e Dilma, além do motorista. Fizemos o cadastro, fomos para o auditório e foi aberta a Conferência pela secretária de estado, Adriana Rattes, dentre outros.
Como o Pablo não pode comparecer, Kika foi convocada às pressas e pegou a Dutra a mil para chegar a tempo para a inscrição, que se encerraria às 14h.
Na leitura do Regimento, as intervenções de sempre, como o regimento foi bem elaborado, pouco se discutiu e os remendos sugeridos aceitos. Até as 14h30, aproximadamente, estavam inscritos 350 participantes, dos 500 esperados. Desse modo, o número de delegados para a nacional era em torno de 35, número abaixo do esperado. A plenária então, depois da confusão de sempre, estendeu as inscrições até às 17h.
A programação prevê para hoje à tarde a divisão de cinco grupos, em torno dos eixos do texto-base, para a redação dos documentos estaduais e nacionais.  Amanhã, haverá o encontro com o governador Cabral, o encerramento da redação dos documentos de propostas e a escolha dos delegados para a nacional.
A escolha será feita pelos oito grupos divididos por regiões político-administrativas, assim, se o grupo do Médio Paraíba for composto por 40 componentes, poderemos eleger 4 delegados, sendo 3 da sociedade civil e 1 do poder público. A plenária decidiu que os civis votam em civis e os públicos em públicos.
O que surpreendeu muitos foi o fato de algumas cidades pedirem mudança no enquadramento de sua macro-área. Tudo começou com o pedido de Cachoeiras de Macacu, que pediu para sair da região das Baixadas Litorâneas para a Serrana. No embalo, Rio das Flores saiu do Médio Paraíba para o Centro Sul.
O clima está bom, as pessoas de bom humor, cada qual se conhecendo e trocando afinidades, tem até Papai Noel sendo vaiado, grupo de cocar e chocalho e aquela mistura saudável de bate-boca e descontração.
Vamos ver o que vai acontecer agora à tarde, porque à noite sabemos: cerveja gelada no baixo Lapa.

Um comentário:

  1. Avante, bravos guerreiros! Façam um brinde por mim aí na Lapa...
    Brincadeiras à parte, obrigado pela agilidade em nos deixar informados. Volta Redonda está muito bem representada aí nessa conferência.
    Abraços e bom trabalho.

    ResponderExcluir