Na última sexta-feira (13 de novembro), reuniram-se na Prefeitura de Volta Redonda os relatores, delegados e a comissão organizadora da I-CMC-VR. O objetivo era aprovar a redação final do relatório da conferência.
Publicamos aqui o linque para que todos tenham acesso ao relatório e, a partir daí, podemos usar este espaço e outros (Rede Cultura Sul Fluminense, troca de e-mails etc.) para discuti-lo em pormenores. O importante é destacar que o relatório é resultado de visões plurais e anseios os mais diversos. Sua aparência de colcha de retalhos é resultado do movimento que a gerou: múltiplo, político e utópico em alguns momentos. O mais importante é que ele reafirma a extrema preocupação dos agentes culturais locais (artistas, produtores, pensadores, historiadores, comunidades, cidadãos...) com o universo cultural da cidade e que, acima de tudo, querem o melhor para nosso município.
O endereço do relatório é http://www.scribd.com/doc/22616105/1-CMC-Relatorios-Dos-Grupos-Tematicos (use o recurso 'fullscreen' para facilitar a leitura).
Lembramos que o espaço deste blog está aberto para todos. Quem quiser deixar um recado clique em "comentários", caso alguém queira que publiquemos um texto maior, envie o texto para o nosso e-mail (culturavoltaredonda@gmail.com) para que ele seja postado no blog.
Relação dos presentes na reunião de sexta-feira:
Delegados (Sociedade Civil): Lúcio Roriz, Carlos Henrique 'Baiano', Pablo Bedê, Felipe Mendonça.
Delegados (Poder Público): Fred, Graça.
Suplentes: Leslie Assis, Kika Monteiro.
Relatores: Marinês, Lúcio.
Relatores: Marinês, Lúcio.
Acabo de ler o relatório e gostaria de fazer só uma observação (por enquanto): A criação de uma Fundação Municipal de Cultura não tornaria a atual Secretaria Municipal de Cultura totalmente inócua?
ResponderExcluirAcho que seria muito bom, se essa fundação pudesse agir independentemente e se o presidente dela não fosse o "vocês sabem quem"...
Abraço.
Under Son, esta e outras discussões são muito pertinentes, até porque o Relatório é uma colcha de retalhos (legítima e profundamente plural) que necessita ainda de mais discussões. Mas de qualquer modo, parabéns pelo comentário (o primeiro do blog), pois a ideia é que este espaço vire foco de discussão, mas a ausência de participação e debate ainda é crônica em nossa região. Precisamos de mais Under Sons...
ResponderExcluirPostado por FÁBIO ELIONAR